Manual do Usuário do
ArtCatálogo
versão 3.90
Sumário
Informações adicionais do ArtManager:
- Ícones de exportação na aplicação:
Instalação e configuração inicial
Objetivo:
Este manual tem como objetivo instruir e orientar o usuário a utilizar o ArtCatálogo em sua totalidade, desde o cadastro da imagem até o uso do aplicativo no aparelho.
Introdução
O ArtCatálogo é uma ferramenta do tipo mostruário de imagens de produtos que tem como finalidade demonstrar a aparência do produto e/ou de sua embalagem. Com ele é possível trabalhar da mesma forma que um vendedor tradicional (com o catálogo e o formulário do pedido em papel), ou seja, o cliente “folheia” as páginas do ArtCatálogo, enquanto o vendedor ou representante comercial faz o pedido dos produtos que o cliente escolheu no ArtVendas. Isso com a vantagem de estar utilizando recursos que o papel não pode oferecer, tais como, o sistema de busca e atualização diária das informações, se assim desejar.
Existem basicamente 3 partes do ArtCatálogo como um todo que iremos cobrir neste manual:
1 – ArtManager;
2 – ArtLiteBase;
3 – ArtCatálogo;
Neste manual cobriremos as três partes independentemente para facilitar o entendimento de como a imagem de um produto entra no sistema e chega ao aparelho em que o ArtCatálogo está instalado. Com isso, o usuário terá uma visão geral do sistema, facilitando a detecção de erros causados pelo uso incorreto da aplicação.
ArtManager
Este é a base de toda a aplicação. É através dele que serão cadastradas as imagens dos produtos, dos fornecedores, assim como o agrupamento dos produtos e a criação de perfis para os vendedores. É nele que as informações são inseridas para depois serem exportadas pelo ArtLiteBase e por fim serem exibidas pelos ArtCatálogo.
Na imagem ao lado é o ícone da aplicação ArtManager. Por padrão, na implantação, deixamos o atalho do mesmo na área de trabalho das máquinas que terão acesso à parte de cadastro do ArtCatálogo. Como usuário, na maior parte do tempo serão utilizadas as funcionalidades presentes no menu ArtCatálogo.
Na imagem abaixo mostramos a tela principal da aplicação. Na parte superior se encontram os menus e na lateral à esquerda, existem duas informações sobre as imagens cadastradas:
- Em Produtos com imagem, a barra mostra o total de produtos cadastrados e o total desses produtos que possuem imagem cadastradas. Neste exemplo, a maioria dos produtos tem imagem cadastrada.
- Em Imagens Inseridas, mostra a quantidade total de imagens inseridas no sistema. Note que existe um pouco mais de imagens cadastradas do que produtos com imagens, isso ocorre devido ao fato que um produto pode ter até 5 imagens cadastradas.
No menu ArtCatálogo existem os seguintes itens:
- Configurar: essa opção é de uso da Artnew ou do Administrador do ArtCatálogo para fazer a configuração inicial do sistema, assim como modificar o que pode ser exibido e alterado na aplicação.
- Perfil: cria e gerencia perfis de vendedores.
- Produto: cadastrar e gerenciar imagens dos produtos.
- Fornecedor: cadastrar e gerenciar imagens dos fornecedores dos produtos.
- Grupo: cadastra e gerencia imagens dos grupos de produtos, cria agrupamentos de produtos que tem algo em comum, como por exemplo produtos de plástico ou produtos de beleza.
- Lâmina: cadastra e gerencia as lâminas no ArtCatálogo. O conceito de lâmina em nossa aplicação consiste em imagens de teor promocional ou de campanha, que aparecem em partes pré-determinadas enquanto o ArtCatálogo está sendo utilizado.
- Família: cadastra e gerencia imagens de grupos de produtos pré determinados como sendo do mesmo tipo, gênero, aqui determinado como Família, ou seja, cria agrupamentos de produtos que tem algo em comum, como por exemplo produtos de plástico ou produtos de beleza.
- Empresa: insere ou altera a logomarca de sua empresa que aparecerá no ArtCatálogo.
Neste menu temos configurações importantes do sistema como endereço de conexão com o banco de dados, tamanho das imagens e a integração com o parceiro, assim como algumas configurações importantes para o ArtCatálogo.
Por padrão, a parte de Conexões e Padrões é protegida por senha, pois uma vez configurado, qualquer mudança nesta seção pode acarretar no mal funcionamento da aplicação.
- Conexão e Padrões
A seção de customizações é onde escolheremos os filtros e disponibilizaremos ou não algumas funções do ArtCatálogo ao usuário.
Em Conexões e Padrões iremos discorrer somente a seção de Tamanho padrão das imagens, pois as outras seções tratam da integração do sistema e do banco de dados, que uma vez configuradas corretamente não devem ser modificadas, em geral, são aplicadas no momento da implantação do ArtCatálogo em seu ambiente.
Nesta seção (Tamanho padrão das imagens) podemos escolher o tamanho máximo (em Bytes) das imagens assim como a resolução das mesmas. Existem várias seções e cada seção está separada por uma caixa. A única seção que tem um campo diferente é a de Produtos por se tratar do único elemento do ArtCatálogo que pode ter mais de uma imagem cadastrada. Por padrão utilizamos 5, uma principal e quatro secundárias.
Após selecionar o tamanho e a resolução adequada para seu sistema, clique no botão Aplicar. Feito isso, certifique-se de que as imagens inseridas estão no padrão que foi escolhido nesta seção, ou caso contrário, no momento do cadastro das imagens, será exibida uma mensagem de erro.
O próximo passo é configurar os filtros e permissões que o ArtCatálogo poderá disponibilizar para os usuários. Isso pode ser feito no item Customizações do menu Configurar.
- Customizações
No ArtCatálogo podemos filtrar os produtos para facilitar a busca. Os filtros que serão exibidos para serem utilizados, podem ser selecionados nesta seção. Outra funcionalidade que podemos configurar é a possibilidade de alterar a quantidade de produtos que podem ser exibidos na tela do dispositivo pelo próprio usuário. Por padrão são exibidas 9 imagens por página do catálogo e a quantidade é fixa, mas como mencionado, isso por ser alterado.
Abaixo, serão listadas todas as configurações e as respectivas funções:
- Produtos por página: Quantidade de imagens de produtos que serão exibidas em uma página do catálogo;
- Altera Quantidade: Permite que o usuário alterar a quantidade de imagens de produtos que serão exibidas em uma página;
- Altera Detalhe Produto: Permite que o usuário altere a exibição do produto: padrão ou por família. A exibição padrão, mostra cada produto separadamente, por família, agrupa os produtos de uma mesma família.
- Detalhe Produto: Seleciona qual será o padrão de exibição do produto: Exibição padrão ou por família.
- Filtrar por Descrição, Fornecedor, Grupo, Promoção, Lâmina, Família, Lançamentos, Substância, Atributo, Código, Referência ou Aplicação: Estes são os filtros que podem ser escolhidos no ArtCatálogo. Marque os que serão utilizados na aplicação.
- Filtrar por Lançamentos/Intervalo em dias: Nesse sub item do filtro, pode-se escolher o tempo que um produto deve ficar sendo listado no filtro lançamento.
- Exibe Menu Linhas: Adiciona uma segunda linha de filtro para melhor selecionar os produtos que se deseja mostrar.
- Produtos em Ordem Alfabética: Caso os produtos não sejam ordenados manualmente, este ordenará a exibição dos mesmos em ordem alfabética.
Perfil
Em Perfil, podemos agrupar os produtos para que possam ser vendidos por somente certos vendedores. Claro que também podemos permitir que todos os vendedores vendam todos os produtos disponíveis, exemplo, o vendedor 1 só pode vender os produtos X, Y e Z, enquanto o vendedor 2 pode vender os produtos X, A e B.
Para criar os perfis, vá no menu Perfil > Cadastro.
Na aba Perfil, pode-se criar os perfis clicando em Novo e colocando um nome em Inserir/Alterar e por fim clicando em Salvar. Para alterar o nome do perfil, marque um perfil na lista, mude o nome na caixa Inserir/Alterar e depois clique em Salvar.
Para procurar por um Perfil, insira o nome desejado em Buscar e os Perfis serão filtrados.
Para Excluir, marque o perfil desejado na listagem e clique em Excluir.
Neste exemplo abaixo, criamos o perfil Geral para usarmos de exemplo de cadastro de Perfil.
Caso seja necessário, também é possível cadastrar todos os vendedores de uma vez em um perfil, através do botão ( >> )
Da mesma forma é possível remover um com o botão ( < ), simplesmente marcando o vendedor do lado direito (da lista dos vendedores cadastrados) que ele passará a ser exibido na lista da esquerda (dos vendedores não cadastrados). Caso queira descadastrar todos, clique no botão (<<).
Já na aba Fornecedores é aonde iremos cadastrar os fornecedores no perfil para que os vendedores tenham acesso a eles. A forma de operação desta aba é praticamente a mesma da aba vendedores.
Seleciona-se um Fornecedor da lista da esquerda clicando-se nele e depois na seta à direita ( > ) para ser incluso na lista da direita e passar a ser cadastrado neste Perfil.
Análogo a isso, as outras funções trabalham de forma parecida com as da aba Vendedores: a seta à esquerda ( < ) retira o Fornecedor deste Perfil, a seta dupla à direita ( >> ) adiciona todos os Fornecedores a este perfil e a seta dupla à esquerda ( << ) remove todos os Fornecedores do Perfil.
Produto
Aqui serão cadastradas as imagens que aparecerão nos aparelhos com o ArtCatálogo. Também é possível selecionar em que ordem aparecerão caso sejam listados todos os produtos. Existe também uma opção para salvar em um diretório todas as imagens cadastradas no ArtCatálogo.
- Manter imagens
Em manter imagens existem duas abas: Cadastro Avançado e Cadastro Simples. Apesar de terem funções parecidas, inserir imagens no sistema, cada um deve ser usado na situação correta a fim de evitar trabalho desnecessário ao usuário.
O Cadastro Avançado funciona melhor quando temos um grande volume de imagens a serem inseridas, já o cadastro simples é mais útil quando temos um produto que tem, por exemplo, uma imagem principal e queremos colocar outra mostrando um perfil diferente do mesmo.
O Cadastro Simples, como está sendo mostrado na imagem acima, tem quatro seções:
- A primeira é a listagem dos produtos cadastrados no sistema.
- A segunda, lista as imagens que estão cadastradas para este determinado produto.
- a terceira pré-visualiza a imagem selecionada na segunda seção.
- A quarta restaura as configurações do cadastro de imagens para o estado original.
ATENÇÃO, AO CLICAR NO BOTÃO CONFIRMAR DA SEÇÃO REMOÇÃO DE IMAGENS AVANÇADAS, ESTE DELETARÁ TODAS AS IMAGENS OU TODAS AS IMAGENS SECUNDÁRIAS DOS PRODUTOS.
As seções que serão mais utilizadas serão as de número 1, 2 e 3.
Para cadastrar uma imagem para um determinado produto deve-se seguir os seguintes passos: na seção de número 1, iremos escolher qual produto que receberá a imagem a ser escolhida na seção 2. Na segunda seção, há uma caixa de nome Nova com um botão (...) do lado direito. Ao clicar neste botão, será exibida uma tela para escolha da imagem. Feito isso, clique no botão Confirmar para que a imagem seja cadastrada no produto e apareça na listagem logo abaixo. Na seção três, a imagem selecionada na seção 2 é exibida e pode ser excluída caso seja necessário, no botão Remover Imagem Selecionada.
No exemplo abaixo, clicamos em um produto na seção 1 e depois clicamos no botão ( ... ) em destaque. Então será exibida uma janela (Selecione uma imagem), nela você pode navegar até o local da imagem desejada e selecioná-la.
Ao clicar em Abrir, o endereço da imagem aparecerá na caixa nova, assim como no exemplo abaixo:
Em seguida, clique no botão confirmar para cadastrar a imagem e caso queira, clique na imagem que aparecerá na listagem para pré-visualizar a mesma:
O resultado de um produto com uma imagem cadastrada será algo semelhante com o que temos no exemplo acima. Ao final desta operação, clique em Aplicar alterações para completar o processo.
Como foi ilustrado, neste processo, escolhemos as imagens uma a uma, deixando o processo muito trabalhoso. Caso seja feito com muitas imagens, é neste caso que o Cadastro Avançado é mais eficaz.
O Cadastro Avançado insere uma pasta com todas as imagens contidas nela de uma só vez.
Ao lado da caixa Pasta, existe o botão ( ... ) que tem a mesma funcionalidade do Cadastro Simples, com a única diferença que ao invés da janela de Seleção de Imagem, será de seleção de Diretório (Abrir).
Nesta janela Abrir, deve-se escolher a pasta que contém as imagens que serão inseridas no sistema. Após selecionar a pasta, deve-se selecionar a forma que as imagens vão ser associadas aos produtos, pelo código do produto ou pelo código de barras, mas para tanto, o nome das imagens a serem associadas devem ser um dos dois códigos. Ex.: Supomos que seja selecionado a associação por Código do produto. Na tela de Cadastro Simples existe uma coluna chamada Código que é o código do produto. A imagem deverá ser nomeada com o mesmo código para que a associação por Código do produto funcione. Logo o arquivo deve ser algo como uma sequência de números (12345.jpeg por exemplo). De forma análoga a associação por Código de barras funciona da mesma forma, mas ao invés de utilizar o Código do produto, será utilizado o Código de barras (127035240760.jpeg por exemplo).
Abaixo da caixa Pasta, existem três botões: NÃO EXCLUIR, EXCLUIR TODAS E EXCLUIR PRINCIPAL. Em todos os casos, as imagens que já estão cadastradas serão substituídas pelas mais novas com o mesmo código. Note que por este método, só é possível cadastrar as imagens principais dos produtos.
O botão NÃO EXCLUIR, só faz a atualização das imagens antigas pelas mais novas. As imagens que serão atualizadas devem ter o mesmo código da antiga. Exemplo, existe um produto cuja imagem está cadastrada utilizando o Código do Produto (12345.jpeg). Digamos que o produto teve uma repaginada em sua aparência. A nova imagem que vai substituir a antiga também deve ter no mesmo nome (12345.jpeg).
O EXCLUIR TODAS vai deletar todas as imagens do sistema e colocar as que estão no diretório que foi selecionado. Note que esta opção excluirá as imagens secundárias e principais de todos os produtos e vai inserir somente as principais presentes na pasta escolhida.
Por fim o EXCLUIR PRINCIPAL vai remover as imagens selecionadas como imagem principal do produto. A imagem principal consiste na que aparece nas páginas do ArtCatálogo e as secundárias aparecem somente quando se clica e visualiza os detalhes do produto.
Após escolher a função de exclusão correta para o caso, clique em iniciar para começar o processo de cadastramento de imagens. A barra Processar Imagens mostrará o andamento do cadastramento e logo abaixo, a seção Não Processados mostrará se alguma imagem não foi cadastrada e por qual motivo. Essa forma de cadastramento é útil quando se tem muitos produtos sem nenhuma imagem.
- Ordenar exibição
Nesta parte do ArtCatálogo, podemos ordenar as imagens que aparecerão caso sejam todas listadas de uma só vez. Isso é útil quando queremos dar ênfase em algum produto, fazendo ele aparecer no início da lista. Aqui também podemos escolher quais produtos devem ou não aparecer na aplicação.
A forma de operação é bem simples: Deve-se escolher o item que vai mudar de lugar na ordem e clicar nas setas à direta.
A seta única para cima ou para baixo, leva o item escolhido para uma posição acima ou abaixo da atual. A seta dupla para cima ou para baixo, leva o item para a primeira ou para a última posição da lista.
As caixas de marcar da coluna Envia é que determinarão se a imagem será ou não exibida no ArtCatálogo. Se estiver desmarcada, o produto não será enviado, caso esteja marcada, será. Após efetuar todas as alterações desejadas, clique em Aplicar para efetivar e gravar as modificações. Note que as modificações feitas no ArtManager só serão efetivadas nos aparelhos depois que for feita a exportação de carga no ArtLiteBase e a conexão de Atualização no ArtCatálogo.
Nesta parte, podemos fazer um backup das imagens dos produtos que tem ao menos uma imagem cadastrada no sistema.
Na caixa Nome da Imagem, é possível escolher se as imagens que serão salvas, receberão como nome, o código, o código de barras ou a descrição.
Em Pasta de destino, selecionamos o local onde estas imagens serão salvas. Por fim, basta clicar em Salvar que todas as imagens principais dos produtos no ArtCatálogo serão salvas.
Fornecedor
Neste menu, podemos cadastrar imagens para fornecedores de forma muito parecida com o cadastro de imagens para produtos. Os dois itens do menu Fornecedor são os mesmo do menu Produto, e sua função e operação são praticamente idênticas.
- Manter imagens
Em Manter imagens podemos cadastrar as imagens para os fornecedores.
Na tela abaixo podemos perceber que ela é praticamente idêntica à de cadastro de imagens de produtos. O funcionamento também é o mesmo:
O Cadastro Simples também é composto por uma janela de 4 seções. Na primeira escolhemos o Fornecedor que irá receber a imagem, na segunda a localização da figura e na terceira temos a pré-visualização da imagem. Note que aqui também temos o botão de Remoção de imagens avançada na seção 4. ATENÇÃO, AO CLICAR NO BOTÃO CONFIRMAR DA SEÇÃO REMOÇÃO DE IMAGENS AVANÇADA POIS ESTE DELETARÁ TODAS AS IMAGENS OU TODAS AS IMAGENS SECUNDÁRIAS DOS PRODUTOS.
Aqui não temos o botão de Aplicar alterações, pois para os fornecedores, cadastra-se apenas uma imagem que será necessariamente a principal, enquanto que no cadastro de imagens de produtos, temos que selecionar a imagem principal nos casos de produtos com mais de uma imagem. E para efetivarmos a mudança de imagem principal no cadastro de produtos, temos que clicar no botão Aplicar alterações.
No Cadastro Avançado temos algumas funcionalidades a menos que no Cadastro avançado de produtos. Isso se dá devido ao uso de apenas uma imagem para os Fornecedores. A janela consiste de duas seções:
A primeira é onde escolhemos a pasta que contém as imagens dos fornecedores. A segunda, mostra o progresso do cadastramento dessas imagens uma vez que o botão INICIAR é pressionado. Caso algum erro ocorra, ele será exibido em Não Processados.
- Ordenar exibição
Aqui podemos escolher se determinado fornecedor deverá aparecer ou não e em que ordem. A interface e os controles são os mesmos que temos no menu Ordenar Exibição do menu Produto com algumas poucas diferenças como: a quantidade de produtos a serem exibidos por página na tela e ao invés de listar a descrição dos produtos, existe somente a listagem dos fornecedores.
Na coluna Por Página, escolhemos a quantidade de produtos que serão exibidas em cada página do ArtCatálogo quando listamos os produtos por fornecedor. Podemos exibir 1, 2, 4, 6, 9 e até 12 imagens por tela. Vale salientar que a exibição de 12 imagens por página fica melhor em um dispositivo com tela de 10” ou mais.
Já em Enviar, marque os Fornecedores que serão exibidos no ArtCatálogo. Caso queira marcar todos de uma só vez, clique em Enviar todos.
As setas são para ordenar os fornecedores. A seta simples serve para subir ou descer o fornecedor em uma posição e a dupla sobe ou desce o fornecedor para a primeira/última posição. No fim da operação, clique em Aplicar para salvar as alterações.
Abaixo temos um exemplo da tela da função Ordenar exibição em Fornecedor.
Grupo
No ArtCatálogo, o conceito de grupo é: um conjunto de produtos que tem algo em comum e podem ser vendidos em uma mesma seção. Imagine que seja como as prateleiras de um supermercado em que produtos de uma mesma categoria, temperos por exemplo, estão juntos. Este é o conceito de Grupo.
Nesta parte da aplicação, temos as mesmas funções de cadastramento do menu Fornecedor. Podemos cadastrar imagens para um determinado grupo e ordenar sua exibição.
O funcionamento desse menu é semelhante do de Fornecedor.
Abaixo temos as janelas das funções de Grupo.
Cadastro Simples de imagens:
Cadastro avançado de imagens:
Ordenar exibição:
Como foi ilustrado, as funções e a aparência das telas são semelhantes às do menu ArtCatálogo/Fornecedor. Caso haja alguma dúvida, consulte a seção do manual sobre a seção Fornecedor do ArtCatálogo.
As lâminas são imagens com o intuito de mostrar promoções, produtos novos ou simplesmente dar ênfase para algum Distribuidor. Elas aparecem quando se faz alguma ação no ArtCatálogo, como escolher um fornecedor, abrir um produto ou simplesmente iniciar a aplicação.
- Manter imagens
O cadastro das imagens das lâminas é feito aqui, na aba Nova. Na primeira seção (demarcada pelo número 1), temos na parte de cima a caixa Buscar. Nela iremos navegar nas pastas do sistema para selecionar a imagem que vamos inserir na lâmina.
Em Descrição podemos inserir um comentário para facilitar a identificação da lâmina. Esse só será utilizado no próprio ArtManager e não no aparelho com o ArtCatálogo.
Logo abaixo temos duas listas. Na lista da esquerda escolhemos aonde a lâmina aparecerá. Se selecionarmos um determinado item da lista da esquerda, podemos adicioná-lo na lista da direita (e com isso ativando o aparecimento da lâmina naquele lugar) usando a seta à direita ( > ) ou podemos adicionar todos usando a seta dupla à direita ( >> ). Para remover, basta selecionar o item na lista da direita e clicar na seta à esquerda ( < ) ou remover todos com a seta dupla à esquerda ( << ).
Na caixa imagens, serão listadas as imagens que foram adicionadas na lâmina. Elas podem ser removidas selecionando-as e depois clicando no botão Remover Imagem. As imagens da lâmina serão exibidas na ordem que foram inseridas.
Mais abaixo, temos dois campos: Data Início e Data Fim. Nelas podemos escolher a data de vigência da lâmina que estamos cadastrando. Por exemplo, podemos cadastrar uma lâmina em uma sexta-feira para que ela apareça na segunda e pare de ser exibida na outra segunda.
Na segunda seção, marcada pelo número 2, é onde escolheremos um ou mais fornecedores/grupos/substâncias dependendo do que foi escolhido na lista na seção 1. Por exemplo, supomos que foi escolhido Fornecedor. Nesta lista da seção 2 será exibido todos os fornecedores disponíveis. Marque os fornecedores em que a lâmina que está sendo criada deverá aparecer. Pode-se marcar ou desmarcar todos com os botões acima da lista. A caixa de texto acima da lista pode ser usada para filtrar e localizar rapidamente um elemento da lista.
Na aba listagem, podemos ver e revisar as lâminas cadastradas. Elas serão listadas na caixa da esquerda. Ao selecionar uma lâmina, podemos mudar onde ela aparecerá, o período que ela ficará sendo exibida e excluí-la.
Para modificar o lugar que a lâmina deverá aparecer, basta inserir ou remover os lugares na lista que fica logo abaixo da listagem das lâminas. Ao terminar a inserção/remoção dos lugares, clique em confirmar. Para excluir, selecione a lâmina e clique em Remover.
- Ordenar exibição
Família
Categorizar os produtos por família pode ser útil quando temos muitos produtos com o mesmo tipo e nome mas com alguma diferenciação entre si, como por exemplo um medicamento que tenha sua versão gotas e comprimido.
O processo de cadastrar e ordenar as imagens é semelhante ao do Grupo e do Fornecedor. Em manter imagens temos o Cadastro Simples e o Cadastro Avançado que funcionam da mesma forma dos anteriores, demonstrados na seção Fornecedor. Isso pode ser visto na imagem exemplo do Cadastro Simples de imagens da Família que é idêntica à do cadastro de Fornecedores.
No Cadastro Avançado acontece o mesmo:
Empresa
Nesta sessão podemos cadastrar a logomarca da empresa que aparecerá na tela principal da aplicação e uma outra, que aparecerá na parte superior quando estamos visualizando as páginas do catálogo.
No exemplo abaixo, podemos ver que esta janela é somente um simples cadastro de imagem com um visualizador.
Na caixa procurar, do lado esquerdo, podemos clicar em ( ... ) para localizar uma imagem no sistema para ser nossa Imagem Principal. Esta aparecerá na tela principal do ArtCatálogo no aparelho.
Na caixa do lado direito iremos cadastrar a imagem que aparecerá no cabeçalho do ArtCatálogo ao visualizar os produtos. Se for o caso, podemos excluir as imagens selecionadas para cada caso pelo botão Excluir Imagem atual.
Informações adicionais do ArtManager:
- Imagens do ArtCatálogo:
O ArtCatálogo trabalha com imagens de um tamanho determinado. Ao cadastrar as imagens no ArtManager, certifique-se que elas tenham os tamanhos especificados abaixo para evitar distorções e/ou erros. Também é possível modificar estes valores para que eles possam melhor atender às necessidades do usuário.
Resolução e tamanho padrão | |
Resolução da imagem |
Tamanho máximo da imagem (KB) |
600x600 |
500KB |
- Ícones de exportação na aplicação:
Nas telas que apresentam algum tipo de listagem, como no cadastro de imagens de Fornecedores, temos ícones que servem para exportar a lista que está sendo exibida para os formatos contidos neles.
Para exportar a lista que está em exibição para um formato compatível com o Excel, clique neste ícone.
Para exportar a lista em PDF, clique neste ícone.
ArtLiteBase
Depois de cadastrarmos as imagens no ArtManager, precisamos exportá-las para que os aparelhos recebam as imagens devidamente. Para tanto, utilizamos o Artlitebase para gerar esses arquivos.
Por padrão, a Artnew insere tarefas agendadas para que essa exportação ocorra de forma automática, ao menos uma vez ao dia. Mas podem existir casos em que foi feita uma modificação no ArtManager que deve ser enviada o mais rápido o possível para os aparelhos. Nesses casos, uma exportação manual deverá ser feita.
Deverá existir um atalho com este ícone em sua área de trabalho. Este é o Artlitebase. Note que se sua empresa também trabalha com o ArtVendas, é possível que exista mais de um ArtLiteBase em sua área de trabalho. Certifique-se qual é o correto para o ArtCatálogo.
Esta é a tela inicial do programa:
Para o usuário, as funções mais utilizadas serão de Exportação de carga e de cadastro de equipes.
Menu Ação
No menu ação temos:
Em todas as exportações de carga (por exportação de carga, entenda que se trata do processo de criar os arquivos pdbs que serão baixados pelos aparelhos) deve-se Exportar Pdbs e depois Exportar Catálogo.
- Exportar Pdbs
Ao clicar em Exportar Pdbs, a seguinte janela aparecerá:
Nela, podemos escolher para quais representantes a carga será exportada. Se a exportação não for necessária para todos os usuários, há várias formas de fazê-la especificamente para alguns representantes. Caso seja uma situação única, podemos simplesmente marcar o(s) vendedor(es) que receberá(ão) a nova carga. Se for uma situação que se repetirá várias vezes, podemos criar uma equipe e exportar a carga para um grupo de usuários.
Primeiramente vamos supor um caso de exportação geral. Por padrão o ArtLiteBase deixa selecionado todos os usuários existentes. Portanto, basta clicar no botão Exportar. Já se for o caso de exportar somente para alguns usuários uma única vez, basta selecionar os que receberão a exportação pela caixa de seleção na coluna mais à esquerda. Após isso, clique em Exportar.
Por último, supomos que exista um grupo de pessoas que uma exportação somente para eles se faz necessária com grande frequência. Para não termos que selecionar os usuários a cada vez que essa exportação for necessária, podemos criar uma equipe. O processo de criação é simples, como se pode ver nos passos abaixo:
Menu Programa/Configurações
Primeiro, vá para o menu Programa e depois em Configurações. Depois clique na aba Equipes:
Aqui são listadas as equipes que foram cadastradas, se houver alguma, e também é aonde elas podem ser criadas, alteradas e excluídas.
Para criar uma nova equipe, clique em Inserir. Será exibida uma janela que na parte superior deve-se colocar um nome na equipe em logo abaixo uma lista para selecionar os integrantes dessa equipe.
Para selecionar os integrantes da equipe, basta marcar pela coluna da esquerda os usuários desejados. Por fim, clique em Ok para salvar a equipe.
Feito isso, para selecionarmos a equipe, basta escolher a equipe desejada no campo equipe da tela de exportação.
Caso seja necessário exportar carga para mais de uma equipe, basta ticar o “Adicionar” e clicar nas duas ou mais equipes que receberão a exportação. A cada equipe que for selecionada, seus integrantes serão inseridos na lista.
Para efetuar a exportação, clique no botão Exportar. Na parte inferior da janela, aparecerá um log exibindo o que está sendo exportado no momento.
- Exportar Catálogo
Depois de exportar os PDBs, devemos clicar em Exportar Catálogo, no menu Ação. É através dessa exportação que as imagens dos produtos serão inseridas em um arquivo que será posteriormente baixado pelo aparelho do usuário.
No exemplo abaixo, podemos ver que a seleção de usuários que receberão a exportação é igual à da exportação de Pdbs. Existe o campo Equipe, assim como o Adicionar para que possamos escolher mais de uma equipe.
A maior diferença que temos é o campo Alterações de Dias. Nele escolhemos exportar tudo o que foi alterado no período de dias que este campo estiver exibindo.
Se esta for a primeira carga gerada para o usuário, deve-se gerar ela com o campo Alterações Dias em (Todos).
A finalidade deste campo é reduzir a quantidade de tempo que a exportação vai levar. Por causa do volume de imagens, a exportação com o Campo Alterações Dias em (Todos) pode levar vários minutos e até horas para ser efetuada para todos os usuários. Por esse motivo, a exportação ocorre de forma incremental, ou seja, é exportado somente o que foi alterado e/ou inserido no sistema, sendo somente a primeira carga de fato total.
Por este motivo, deve-se escolher o intervalo adequado na hora exportar carga para um determinado usuário.
Para efetuar a Exportação, clique em Exportar. Um log sobre o que está acontecendo no momento aparecerá na parte inferior da aplicação.
Após estes dois passos, Exportar Pdbs e Exporta Catálogo, os arquivos ficam disponíveis para serem baixados pelos aparelhos para o ArtCatálogo.
Todos os processos vistos anteriormente, desde o cadastro das imagens, passando para a exportação, culminam nesse aplicativo. É nele que serão exibidas as imagens dos que foram cadastradas no ArtManager e exportadas pelo ArtLiteBase.
Instalação e configuração inicial
Primeiramente iremos discorrer o modo de instalação e configuração da aplicação. O link para download da aplicação varia de empresa para empresa. Caso não saiba, contate a pessoa responsável pelo ArtCatálogo na sua empresa.
Abra o endereço que lhe foi passado para acessar o FTP da Artnew e ter acesso aos links de download do ArtCatálogo. Para isso utilize algum navegador de internet (temos preferência pelo Firefox, mas existem vários outros compatíveis). O link deve ser um formato semelhante a este: www.artnew.com.br/nomedaempresa.
Ao entrar no link pelo navegador, o usuário verá uma tela semelhante a esta. Neste exemplo, basta clicar em Catalogo/ para entra na pasta de download do ArtCatálogo e dentro dela haverá o link para download.
Aqui, basta clicar em ARTCATALOGO.apk e em TotalCross.apk que os aplicativos necessários para o funcionamento do ArtCatálogo serão baixados.
Depois de baixar, procure pelos dois arquivos que foram baixados. Eles estarão, provavelmente, em sua pasta de download. Outra forma de encontrar os .apks é através do menu superior do Android, que pode ser acessado se deslizando o dedo na parte superior da tela até o menu ser exibido completamente.
Tanto aqui, no menu, quanto na pasta Download, basta clicar no .apk para instalá-lo. Mas antes, certifique-se que o aparelho possui espaço suficiente para instalar a aplicação, pois depois de fazer a conexão de Atualização de dados, o aplicativo poderá ocupar um espaço considerável no aparelho.
Uma tela semelhante a esta aparecerá pedindo permissões para efetuar a instalação do ArtCatalogo assim como do TotalCross. Basta clicar em instalar que o .apk será instalado em seu aparelho.
Esta janela aparecerá confirmando se o .apk foi instalado corretamente. Feito isso clique em abrir ou selecione a aplicação na tela de aplicativos de seu aparelho.
Esta é a tela de ativação do TotalCross. Neste caso, com a caixa vermelha, não há licenças TotalCross disponíveis. Será necessário requisitar uma nova licença para ativar o TotalCross e poder utilizar o ArtCatálogo.
Neste caso, com a caixa escrita em verde, o processo de ativação funcionou corretamente. Note que o TotalCross necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente. Se o mesmo nunca foi ativado e não houver conexão com a internet, não será possível ativar o TotalCross e por consequência utilizar o ArtCatálogo.
Após a ativação, será requisitado a Serial do Vendedor e a da empresa. O serial do vendedor é um campo obrigatório, enquanto que o serial da Empresa não. O serial do vendedor deverá estar cadastrado no ArtAdministrador. Trata-se de um número com 12 dígitos que pode ser obtido com o responsável pela TI de sua empresa.
Já o serial da empresa, quando disponibilizado, automatiza o cadastramento de servidores para a aplicação baixar os arquivos que contém as imagens do ArtCatálogo. Caso ainda não esteja disponível o serial da sua empresa, este campo poderá ficar em branco e será necessário cadastrar manualmente os servidores.
Após inserir o serial do Vendedor e/ou da empresa, o ArtCatálogo apresentará a tela inicial. Nela, temos o campo Unidade e o campo senha. Por padrão o campo senha vem preenchido e o sistema usa como padrão a senha 123456, mas esta pode ser alterada no menu de Configurações. Para continuar, clique em Entrar.
Na próxima tela, temos a seção principal do ArtCatálogo. Se esta for a primeira vez que o programa é utilizado, uma mensagem de habilitação será exibida. A princípio clique em NÃO para poder cadastrar os servidores.
Depois clique em Configurações para acessar a seção do ArtCatálogo que podemos cadastrar os servidores, configurar senha para o aplicativo, mudar o serial do vendedor que está cadastrado no aparelho, deletar os dados da aplicação e modificar o tamanho da fonte.
Primeiramente, iremos cadastrar os servidores para que a aplicação faça o Download dos arquivos necessários para o funcionamento correto.
Na tela de cadastro dos servidores, deve-se escolher um nome ao servidor e inserir o endereço e a porta. Em alguns casos se faz necessário cadastrar um endereço interno, caso o aparelho esteja na mesma rede que o servidor (dentro da empresa por exemplo) e um externo (em qualquer outra rede).
Se caso a sua empresa já tenha uma serial válida, basta clicar no botão marcado em vermelho para obter a lista de servidores. Caso não, será necessário preencher os campos corretamente.
Após preencher os campos, clique em Salvar. Caso exista um item na lista que o usuário deseje excluir, marque o servidor na lista e depois clique em Apagar.
No final, o servidor cadastrado deve se parecer com os exemplos dados:
Ou se o servidor de sua empresa utilizar algum tipo de DDNS:
Depois de ter salvo os servidores, clique em voltar para retornar à tela principal do ArtCatálogo. A mensagem de ativação aparecerá novamente e desta vez clique em SIM. Isso te levará a esta janela:
Basta clicar em conectar para que seja habilitado o aparelho. O processo não deve demorar muito. Ao final, esta mensagem deverá aparecer:
Caso apareça a mensagem "Device não liberado." verifique se o serial do vendedor inserido está correto. Após o aparelho ser habilitado, só resta a fazer a conexão de Atualização para receber os arquivos do servidor.
Clique em voltar e na tela principal, clique em Atualizar, selecione o servidor correto na parte superior da janela e por fim em Conectar.
Esta conexão, na primeira vez, poderá levar muito tempo para ser concluída dependendo da quantidade de imagens cadastradas no sistema. Dê preferência para conexões estáveis e rápidas para evitar problemas com o Download.
Após a conexão finalizar, o ArtCatálogo voltará para a tela inicial da aplicação. A partir deste ponto, a aplicação está pronta para o uso.
Uso do ArtCatálogo
Para começar a utilizar o ArtCatálogo, clique em Produtos e depois na Lupa na parte superior da tela. Será mostrada a tela Filtrar Produto. Nesta podemos escolher quais produtos, fornecedores, grupos ou lâminas queremos visualizar.
Em Linha de produto, temos um filtro extra que pode ser utilizado caso a empresa trabalhe com grandes linhas, como por exemplo perfumaria e medicamentos.
Em Filtrar por, temos vários filtros que podem ser utilizados: Descrição, Fornecedor, Substância, Lançamentos, Referência e Lâmina.
Os filtros de descrição, fornecedor, substância, referência e grupo são autoexplicativos. Ex.: Se queremos procurar um determinado produto por seu Fornecedor, marque Fornecedor, por seu Nome, marque Descrição e assim por diante.
Quanto ao filtro de Lâmina, serão exibidas todas as lâminas cadastradas no sistema na ordem que foi configurada no ArtManager.
E os lançamentos, são os produtos que foram cadastrados no sistema dentro do intervalo configurado no ArtManager.
Ao selecionar um dos filtros, um sub filtro surgirá para podermos escolher algum item dentro do contexto do filtro principal, por exemplo, supomos que o filtro Fornecedor seja escolhido, no sub filtro aparecerão os fornecedores que foram cadastrados no sistema. A exceção são os filtros de Lançamento e Lâminas, que exibem imediatamente todos os disponíveis.
No exemplo abaixo, selecionamos o filtro Fornecedor e clicamos no sub filtro. A seguinte tela aparece:
Nela podemos marcar os Fornecedores que desejamos ver as imagens dos produtos. Os que estão com o “+” verdes estão desmarcados, já os “+” azuis estão marcados.
No campo amarelo, podemos digitar o nome de um fornecedor para localizar mais facilmente um específico e ao lado, à esquerda, temos o botão Marcar todos caso queira listar todas as imagens de produtos de todos os fornecedores. Feita a seleção do(s) Fornecedor(es), clique em buscar para exibir as imagens.
Nesta tela são listados os produtos com suas respectivas imagens. Basta clicar em um para ver detalhes, passar o dedo da direita para esquerda (como se estivesse folheando) para passar para a próxima página. O mesmo efeito pode ser obtido se clicamos em Próxima. Da mesma forma, se passarmos o dedo da esquerda para direita, voltamos uma página e o mesmo efeito pode ser obtido clicando em Anterior. Os botões Primeira e Última vão para o início e o fim, respectivamente, do catálogo.
Ao clicar em um produto, será exibido os detalhes dele, assim como as imagens secundárias do produto. Para vê-las, basta clicar nas setas em Apresentações. Caso o conceito de Família seja utilizado em seu sistema, nessa lista aparecerão os produtos dessa família, suas imagens assim como a imagem da família.
Ao clicar em um produto, haverá um botão chamado similar, que listará os produtos equivalentes ao que está sendo exibido.
Esta listagem funciona da mesma forma. Basta clicar para ver os detalhes de cada produto.
Configurações adicionais:
Na janela configurações, que pode ser acessada pelo botão Configurações na tela inicial, podemos configurar outros aspectos do ArtCatálogo como senhas, tamanho da fonte ou até mesmo modificar a serial de vendedor ou os servidores cadastrados.
Aqui podemos alterar a senha que é utilizada para abrir a aplicação. Por padrão ela é 123456.
Nesta seção, podemos alterar a serial cadastrada do vendedor assim como a da empresa, se existir.
Em Fonte podemos alterar o tamanho do texto presente na aplicação.
Caso queira deletar as tabelas existentes em seu sistema, clique em Deletar tabelas. Os servidores de conexão e a serial do vendedor serão mantidos.