Manual de Uso
ArtNfe
v3.10.26
Objetivo:
Este manual tem como finalidade orientar e informar o usuário quanto a uma correta utilização e manuseio das funcionalidades de visualizações de listas e relatórios presentes no ArtNFe.
Descreve-se o objetivo de cada menu e seus componentes, assim como a usabilidade de seus atributos. Deve-se utilizar das orientações desse documento como base no início da utilização da ferramenta mas cada um dos relatórios deve ser explorado em detalhe em momentos posteriores, já que são ricos e permitem grande variedade de usos diferentes.
Apanhado geral
O ArtNFe é a solução completa para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas através da integração com o seu sistema de Planejamento de Recursos Corporativos - ERP e as Secretarias da Fazenda brasileiras.
A integração é feita tipicamente através de arquivos de texto que trazem as informações das vendas feitas em seu ERP com todos os dados referentes ao destinatário da NFe, impostos e tarifas. O ArtNFe captura e converte os arquivos de texto fornecidos para o padrão estabelecido pelas SEFAZ e os envia para autorização. Em seguida a SEFAZ processa as informações e devolve o retorno de autorização ao ArtNFe, que grava as informações em banco de dados, assim como exigido em lei, e faz novamente a integração com o ERP.
Figura 1 - Funcionamento Simplificado ArtNFe
O sistema é composto por quatro módulos: ArtNFeMonitor, ArtNFeDanfe, ArtNFeApp e ArtNFeAux. Acompanhe mais sobre cada um deles nas próximas sessões.
ArtNFeApp
O ArtNFeApp é o componente mais importante da aplicação. É responsável por todo o processamento dos dados recebidos do ERP, troca de informações com a SEFAZ e armazenamento de dados. Por acumular tantas funções é imprescindível que o ArtNFeApp esteja sempre em execução no Servidor, caso contrário novas NF-e's geradas não serão emitidas, por exemplo. Acompanhe uma breve descrição de todas as funções desempenhadas pelo ArtNFeApp:
- Conversão do TXT de envio de NF-e gerado pelo ERP para XML no padrão estabelecido pela SEFAZ;
- Assinatura digital do XML convertido usando o Certificado Digital contratado pela empresa;
- Emissão do XML convertido para o WebService de recepção da SEFAZ de origem;
- Recepção do XML de retorno de processamento emitido pela SEFAZ para as NF-e's enviadas;
- Armazenamento do retorno de processamento em banco de dados, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
- Conversão do XML de retorno de processamento para TXT para integração com o ERP;
- Envio do e-mail com o XML assinado anexo para o destinatário da NF-e, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
- Processamento das consultas por NF-e's Destinadas solicitadas pelo ArtNFeAux.
Figura 2 - Tela de execução do ArtNFeApp
A imagem acima apresenta a tela de execução do ArtNFeApp, que é exibida assim que clica-se duas vezes sobre o ícone na área de trabalho. A caixa de marcar intitulada Iniciar Automaticamente define que sempre que o ArtNFeApp for executado ele iniciará automaticamente todas as suas rotinas de processamento já mencionadas. Semelhantemente o botão Parar as interrompe manualmente e Iniciar volta a executa-las.
Tipicamente o ArtNFeApp é configurado para ser executado automaticamente na inicialização do Sistema Operacional, portanto mesmo que o Servidor seja desligado diariamente, ao iniciar não é necessário acionar o atalho manualmente. Uma vez executado, caso seja minimizada, a tela do ArtNFeApp desaparece e o seu ícone fica na bandeja do sistema, próxima ao relógio, o que indica que está em execução.
ArtNFeMonitor
O ArtNFeMonitor é o módulo que faz a integração entre os demais do ArtNFe. Ele apresenta todas as NF-e's emitidas com seus status, permite configurar as informações de impressão e DANFE, consultar por NF-e's emitidas e Destinadas, conferir e reenvia-las por e-mail e solicitar reimpressões de DANFE's.
Mais de um ArtNFeMonitor pode ser configurado em sua empresa. É possível, por exemplo, ter um deles em cada máquina de faturista e, além, pode-se restringir o acesso às informações de modo que cada faturista visualize as notas emitidas por somente uma das empresas configuradas no ArtNFeConf, por exemplo. Para mais informações a respeito por favor entre em contato com a equipe de Suporte Artnew.
Figura 3 - Login ArtNFeMonitor
- Barra de Menus
- Programa: menu de configurações. Permite alterar o dispositivo de impressão para cada unidade empresarial em Configurações de Sistema e manipular as informações contidas no Documento Auxiliar das Notas Fiscais Eetrônicas em Configurações de Danfe;
- Carta de Correção: dá acesso à tela de Cartas de Correções, que será apresentada em talhes à seguir;
Figura 6 - Submenu de acesso à tela de visualização de Cartas de Correção
- Notas Destinadas: exibe a última interação de busca por Notas Destinadas e dá acesso à tela de visualização, que será detalhada à seguir;
Figura 7 - Submenus de acesso e monitoramento de Notas Destinadas
- Processamento: dá acesso à Fila de E-mails, como se vê abaixo. Por ela pode-se acompanhar o envio dos XML das notas emitidas por e-mail aos seus destinatários ou, ainda, limpar a fila, removendo todas as que ainda não foram enviadas.
- Usuários: permite listar, criar e alterar logins de acesso ao ArtNFeMonitor assim como alterar suas permissões de acesso.
Figura 9 - Controle de usuários de acesso
- Barra de Filtros
- Data Envio: período de emissão das NF-e's. Útil para encontrar documentos pela data da venda;
- Status Nota: situação relativa ao processamento da SEFAZ. Ex.: encontrar NF'es rejeitadas;
- Id Nota: buscar por NF-e's que tenham Chaves de Acesso que contenham o texto digitado;
- Tipo de Nota: para empresas que trabalham tanto Notas Fiscais Eletrônicas quanto com Notas Fiscais de Serviço, restringindo a busca ao tipo selecionado.
- Campo de Exibição
- IdNota: coluna que exibe a chave de acesso da nota. Essa identificação é a mesma usada no Portal Nacional da SEFAZ;
- Tipo: identificador das notas entre Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais de Serviço;
- Data Envio: momento exato registrado no protocolo de autorização da SEFAZ;
- Status: situação do processamento da nota. Útil para identificar em qual etapa do processo de emissão a nota está, assim como o resultado do seu processamento pela SEFAZ;
- cStat: código de status das notas. complementa a informação do Status fornecendo o código definido pela SEFAZ referente ao processamento das notas.
- Barra de Ações
- Imprimir Nota: exibe a visualização prévia do DANFE da nota selecionada e a envia para impressão no dispositivo selecionado;
- Imp. Intervalo: permite selecionar uma ou várias notas para impressão no dispositivo configurado, é o mesmo funcionamento do processo de impressão automática na autorização das notas;
- Consulta Nota: envia uma solicitação de atualização de status ao WebService da SEFAZ;
- Visualizar XML: exibe o corpo do XML gerado a partir do texto de emissão armazenado em banco de dados para a nota selecionada;
- Valida XML: executa o algoritmo de validação semelhante ao que a SEFAZ usa em busca de falhas de formação no corpo do XML da nota selecionada. Útil para encontrar qual campo da nota rejeitada está com problema;
- Salva XML: gera um arquivo do tipo XML a partir do registro em banco de dados para armazenamento;
- Enviar Nota: permite digitar um endereço de e-mail para encaminhar a nota selecionada;
- Sair: faz logout e fecha o ArtNFeMonitor.
Cartas de Correção
Notas Destinadas
Figura 11 - Notas Destinadas
A Barra de Filtros de Notas Destinadas é mais completa que a de notas emitidas, acompanhe:
- Data de Recebimento: data que consta no XML assinado como data de envio;
- CNPJ Destinado: CNPJ do destinatário da nota. Deve ser um dos configurados no ArtNFeConf;
- Chave da Nota: identificador único da nota. Pode ser informado completo ou somente parte para a busca;
- CNPJ Emitente: CNPJ que consta no XML assinado como sendo o da empresa emitente da nota;
- Nome Emitente: razão social do emitente da nota;
- Tipo de Nota: campo para identificação de notas de devolução;
- Situação: campo para seleção do status da nota destinada. Restringe a busca ao Status selecionado;
- Manifestação: filtra a busca pelos status de manifestação selecionado;
- Apresentaram Erro na Manifestação: restringe a busca a somente aquelas notas com status de erro na manifestação.
Configurações de Sistema
O menu Programa do ArtNFeMonitor traz as configurações de Sistema, que permitem definir os dados para conexão com o banco de dados da aplicação 1, definir se a aplicação vai imprimir o DANFE das notas autorizadas automaticamente ou apenas gerar os PDFs's 2, adicionar, excluir ou editar empresas cujas notas serão exibidas no ArtNFeMonitor 3.
ArtNFeConf
O ArtNFeConf é o módulo de configurações extras do ArtNFe. Por reunir configurações relacionadas a diretórios de integração com o ERP, dados para envio de XMLs por e-mail e configuração de Certificado Digital, seu uso é restrito à equipe de Suporte Artnew ou parceiros. Caso sua empresa passe por alterações no servidor ou conta de e-mails que era usada previamente ou no Certificado Digital, por favor entre em contato com a equipe de suporte para ajustes.
ArtNFeAux
O ArtNFeAux é o módulo responsável por solicitar à SEFAZ por novas Notas Destinadas. Como não possui interface de configuração, é necessário que se configure uma Tarefa Agendada do Windows que o execute com parâmetros para que a busca passe a ser automática. Uma vez executado, ele gera um arquivo para cada CNPJ configurado no ArtNFeConf e o ArtNFeApp o processa disparando contra o WebService da SEFAZ. Caso sejam encontradas novas Notas Destinadas, a SEFAZ os libera para download, que é quando as notas passam a ser exibidas no ArtNFeMonitor.
Para mais detalhes e configuração por favor entre em contato com o Suporte Artnew.