Manual de Uso

ArtNfe

v3.10.26




Objetivo:

Este manual tem como finalidade orientar e informar o usuário quanto a uma correta utilização e manuseio das funcionalidades de visualizações de listas e relatórios presentes no ArtNFe.
            Descreve-se o objetivo de cada menu e seus componentes, assim como a usabilidade de seus atributos. Deve-se utilizar das orientações desse documento como base no início da utilização da ferramenta mas cada um dos relatórios deve ser explorado em detalhe em momentos posteriores, já que são ricos e permitem grande variedade de usos diferentes.






Apanhado geral


O ArtNFe é a solução completa para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas através da integração com o seu sistema de Planejamento de Recursos Corporativos - ERP e as Secretarias da Fazenda brasileiras. 


A integração é feita tipicamente através de arquivos de texto que trazem as informações das vendas feitas em seu ERP com todos os dados referentes ao destinatário da NFe, impostos e tarifas. O ArtNFe captura e converte os arquivos de texto fornecidos para o padrão estabelecido pelas SEFAZ e os envia para autorização. Em seguida a SEFAZ processa as informações e devolve o retorno de autorização ao ArtNFe, que grava as informações em banco de dados, assim como exigido em lei, e faz novamente a integração com o ERP. 


Figura 1 – Funcionamento simplificado ArtNFe

Figura 1 - Funcionamento Simplificado ArtNFe



O sistema é composto por quatro módulos: ArtNFeMonitor, ArtNFeDanfe, ArtNFeApp e ArtNFeAux. Acompanhe mais sobre cada um deles nas próximas sessões.


ArtNFeApp


O ArtNFeApp é o componente mais importante da aplicação. É responsável por todo o processamento dos dados recebidos do ERP, troca de informações com a SEFAZ e armazenamento de dados. Por acumular tantas funções é imprescindível que o ArtNFeApp esteja sempre em execução no Servidor, caso contrário novas NF-e's geradas não serão emitidas, por exemplo. Acompanhe uma breve descrição de todas as funções desempenhadas pelo ArtNFeApp:


  • Conversão do TXT de envio de NF-e gerado pelo ERP para XML no padrão estabelecido pela SEFAZ;
  • Assinatura digital do XML convertido usando o Certificado Digital contratado pela empresa;
  • Emissão do XML convertido para o WebService de recepção da SEFAZ de origem;
  • Recepção do XML de retorno de processamento emitido pela SEFAZ para as NF-e's enviadas;
  • Armazenamento do retorno de processamento em banco de dados, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
  • Conversão do XML de retorno de processamento para TXT para integração com o ERP;
  • Envio do e-mail com o XML assinado anexo para o destinatário da NF-e, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
  • Processamento das consultas por NF-e's Destinadas solicitadas pelo ArtNFeAux.

Figura 2 - Tela de execução do ArtNFeApp


A imagem acima apresenta a tela de execução do ArtNFeApp, que é exibida assim que clica-se duas vezes sobre o ícone na área de trabalho. A caixa de marcar intitulada Iniciar Automaticamente define que sempre que o ArtNFeApp for executado ele iniciará automaticamente todas as suas rotinas de processamento já mencionadas. Semelhantemente o botão Parar as interrompe manualmente e Iniciar volta a executa-las.


Tipicamente o ArtNFeApp é configurado para ser executado automaticamente na inicialização do Sistema Operacional, portanto mesmo que o Servidor seja desligado diariamente, ao iniciar não é necessário acionar o atalho manualmente. Uma vez executado, caso seja minimizada, a tela do ArtNFeApp desaparece e o seu ícone fica na bandeja do sistema, próxima ao relógio, o que indica que está em execução.



ArtNFeMonitor


O ArtNFeMonitor é o módulo que faz a integração entre os demais do ArtNFe. Ele apresenta todas as NF-e's emitidas com seus status, permite configurar as informações de impressão e DANFE, consultar por NF-e's emitidas e Destinadas, conferir e reenvia-las por e-mail e solicitar reimpressões de DANFE's.


Mais de um ArtNFeMonitor pode ser configurado em sua empresa. É possível, por exemplo, ter um deles em cada máquina de faturista e, além, pode-se restringir o acesso às informações de modo que cada faturista visualize as notas emitidas por somente uma das empresas configuradas no ArtNFeConf, por exemplo. Para mais informações a respeito por favor entre em contato com a equipe de Suporte Artnew.


Para acessar o ArtNFeMonitor é necessário Login com nome de usuário e senha. Caso não possua, solicite junto ao seu parceiro ERP ou ainda ao Suporte Artnew para que lhe sejam fornecidos.

Figura 3 - Login ArtNFeMonitor


A tela principal do ArtNFeMonitor, apresentada abaixo, apresenta as NF-e's emitidas, traz ferramentas de consulta e manipulação das mesmas e dá acesso a todos os menus:

Figura 4 - Tela principal do ArtNFeMonitor

Em 1 está a Barra de Menus, onde cada um abre uma nova tela para configurações e acesso a informações não relacionadas a NF-e's emitidas. Cada um deles será abordado detalhadamente à frente. 2 é a Barra de Filtros para as NF-e's emitidas. 3 é o campo de exibição de NF-e's emitidas. As notas exibidas nesse campo respeitam o filtro definido na Barra de Filtros. A Barra de Ações destacada em traz todas as ações possíveis com as notas emitidas. Acompanhe o detalhamento de cada uma dos componentes mencionados:

  • Barra de Menus
    • Programa: menu de configurações. Permite alterar o dispositivo de impressão para cada unidade empresarial em Configurações de Sistema e manipular as informações contidas no Documento Auxiliar das Notas Fiscais Eetrônicas em Configurações de Danfe;

Figura 5 - Submenus de Configuração

    • Carta de Correção: dá acesso à tela de Cartas de Correções, que será apresentada em talhes à seguir;

Figura 6 - Submenu de acesso à tela de visualização de Cartas de Correção


    • Notas Destinadas: exibe a última interação de busca por Notas Destinadas e dá acesso à tela de visualização, que será detalhada à seguir;

Figura 7 - Submenus de acesso e monitoramento de Notas Destinadas


    • Processamento: dá acesso à Fila de E-mails, como se vê abaixo. Por ela pode-se acompanhar o envio dos XML das notas emitidas por e-mail aos seus destinatários ou, ainda, limpar a fila, removendo todas as que ainda não foram enviadas.

Figura 8 - Fila de e-mails


    • Usuários: permite listar, criar e alterar logins de acesso ao ArtNFeMonitor assim como alterar suas permissões de acesso.

Figura 9 - Controle de usuários de acesso


  • Barra de Filtros
    • Data Envio: período de emissão das NF-e's. Útil para encontrar documentos pela data da venda;
    • Status Nota: situação relativa ao processamento da SEFAZ. Ex.: encontrar NF'es rejeitadas;
    • Id Nota: buscar por NF-e's que tenham Chaves de Acesso que contenham o texto digitado;
    • Tipo de Nota: para empresas que trabalham tanto Notas Fiscais Eletrônicas quanto com Notas Fiscais de Serviço, restringindo a busca ao tipo selecionado.
  • Campo de Exibição
    • IdNota: coluna que exibe a chave de acesso da nota. Essa identificação é a mesma usada no Portal Nacional da SEFAZ;
    • Tipo: identificador das notas entre Notas Fiscais Eletrônicas e Notas Fiscais de Serviço;
    • Data Envio: momento exato registrado no protocolo de autorização da SEFAZ;
    • Status: situação do processamento da nota. Útil para identificar em qual etapa do processo de emissão a nota está, assim como o resultado do seu processamento pela SEFAZ;
    • cStat: código de status das notas. complementa a informação do Status fornecendo o código definido pela SEFAZ referente ao processamento das notas.
  • Barra de Ações
    • Imprimir Nota: exibe a visualização prévia do DANFE da nota selecionada e a envia para impressão no dispositivo selecionado;
    • Imp. Intervalo: permite selecionar uma ou várias notas para impressão no dispositivo configurado, é o mesmo funcionamento do processo de impressão automática na autorização das notas;
    • Consulta Nota: envia uma solicitação de atualização de status ao WebService da SEFAZ;
    • Visualizar XML: exibe o corpo do XML gerado a partir do texto de emissão armazenado em banco de dados para a nota selecionada;
    • Valida XML: executa o algoritmo de validação semelhante ao que a SEFAZ usa em busca de falhas de formação no corpo do XML da nota selecionada. Útil para encontrar qual campo da nota rejeitada está com problema;
    • Salva XML: gera um arquivo do tipo XML a partir do registro em banco de dados para armazenamento;
    • Enviar Nota: permite digitar um endereço de e-mail para encaminhar a nota selecionada;
    • Sair: faz logout e fecha o ArtNFeMonitor.

Cartas de Correção


A tela de Cartas de Correção é semelhante à tela principal do ArtNFeMonitor. Também apresenta uma Barra de Filtros no topo onde pode-se pesquisar por período de envio, excluir da busca as CCe's que não foram autorizadas ou, ainda, inserir todo ou parte do nome da chave de acesso da CCe par abusca. 

Figura 10 - Cartas de Correção


Como a carta de correção é definida pela SEFAZ como Evento, a coluna do Campo de Exibição que mostra sua chave de acesso é intitulada IDEVENTO. Todos as outras colunas são semelhantes, o Status CC, por exemplo, indica se a CCe foi autorizada e vinculada à nota ou não.

Os botões da Barra de Ação permitem imprimir o DANFE, visualizar, validar, salvar o XML da CCe. Enviar Nota disponibiliza o XML para envio por e-mail.

Notas Destinadas


O submenu de Notas Destinadas exibe apenas aquelas notas cujos destinatários fazem parte dos que foram configurados no ArtNFeConf. Portanto as notas apresentadas são somente notas de fornecedores ou de devolução.
  

Figura 11 - Notas Destinadas


A Barra de Filtros de Notas Destinadas é mais completa que a de notas emitidas, acompanhe:


  • Data de Recebimento: data que consta no XML assinado como data de envio;
  • CNPJ Destinado: CNPJ do destinatário da nota. Deve ser um dos configurados no ArtNFeConf;
  • Chave da Nota: identificador único da nota. Pode ser informado completo ou somente parte para a busca;
  • CNPJ Emitente: CNPJ que consta no XML assinado como sendo o da empresa emitente da nota;
  • Nome Emitente: razão social do emitente da nota;
  • Tipo de Nota: campo para identificação de notas de devolução;
  • Situação: campo para seleção do status da nota destinada. Restringe a busca ao Status selecionado;
  • Manifestação: filtra a busca pelos status de manifestação selecionado;
  • Apresentaram Erro na Manifestação: restringe a busca a somente aquelas notas com status de erro na manifestação.

A Barra de Ações é semelhante à da tela principal e à de Cartas de Correção, exceto pelo botão Manifestar, que exibe uma tela auxiliar e permite que o usuário informe à SEFAZ qual a sua situação perante à nota selecionada. É possível configurar para que o ArtNFe atribua o status de Manifestação de Ciência automaticamente às Notas Destinadas baixadas. Consulte a sessão do ArtNFeConf para mais informações.


Configurações de Sistema


O menu Programa do ArtNFeMonitor traz as configurações de Sistema, que permitem definir os dados para conexão com o banco de dados da aplicação 1, definir se a aplicação vai imprimir o DANFE das notas autorizadas automaticamente ou apenas gerar os PDFs's 2, adicionar, excluir ou editar empresas cujas notas serão exibidas no ArtNFeMonitor 3.


Figura 12 - Configurações de Sistema ArtNFeMonitor

Uma vez inseridas, as unidades da empresa são exibidas no Campo de Exibição da tela acima. A coluna Impressora apresenta o nome do dispositivo de impressão que será acionada à cada nota autorizada, caso Iniciar Impressão Automaticamente esteja marcado. NumCopias define quantas vias do Danfe serão impressas, Imagem define o caminho para o arquivo de imagem que será usado como logomarca no Danfe e dirPDF, caso configurado, determina o caminho para armazenamento dos DANFE's gerados. Para o armazenamento de Danfes é necessário que o cliente adquira licença Unidanfe


ArtNFeConf


O  ArtNFeConf é o módulo de configurações extras do ArtNFe. Por reunir configurações relacionadas a diretórios de integração com o ERP, dados para envio de XMLs por e-mail e configuração de Certificado Digital, seu uso é restrito à equipe de Suporte Artnew ou parceiros. Caso sua empresa passe por alterações no servidor ou conta de e-mails que era usada previamente ou no Certificado Digital, por favor entre em contato com a equipe de suporte para ajustes. 


Figura 13 - Configurações de Sistema ArtNFeConf

ArtNFeAux


O  ArtNFeAux é o módulo responsável por solicitar à SEFAZ por novas Notas Destinadas. Como não possui interface de configuração, é necessário que se configure uma Tarefa Agendada do Windows que o execute com parâmetros para que a busca passe a ser automática. Uma vez executado, ele gera um arquivo para cada CNPJ configurado no ArtNFeConf e o ArtNFeApp o processa disparando contra o WebService da SEFAZ. Caso sejam encontradas novas Notas Destinadas, a SEFAZ os libera para download, que é quando as notas passam a ser exibidas no ArtNFeMonitor. 


Para mais detalhes e configuração por favor entre em contato com o Suporte Artnew.