Manual de Uso

ArtMDFe

v1.00.3




Objetivo:

Este manual tem como finalidade orientar e informar o usuário quanto a uma correta utilização e manuseio das funcionalidades de visualizações de listas e relatórios presentes no ArtMDFe.
            Descreve-se o objetivo de cada menu e seus componentes, assim como a usabilidade de seus atributos. Deve-se utilizar das orientações desse documento como base no início da utilização da ferramenta mas cada um dos relatórios deve ser explorado em detalhe em momentos posteriores, já que são ricos e permitem grande variedade de usos diferentes.






Apanhado geral


O Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.


O Projeto do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das prestações e operações comerciais pelo Fisco.


O ArtMDFe é a solução completa para emissão de MDF-e através da integração com o ArtNFe, que é responsável por emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas. 


A integração é feita tipicamente através de arquivos de texto que trazem as informações das vendas feitas em seu ERP com todos os dados referentes ao destinatário da NFe, impostos e tarifas. O ArtNFe captura e converte os arquivos de texto fornecidos para o padrão estabelecido pelas SEFAZ e os envia para autorização. Em seguida a SEFAZ processa as informações e devolve o retorno de autorização ao ArtNFe, que grava as informações em banco de dados, assim como exigido em lei, e faz novamente a integração com o ERP. 

Com a(s) nota(s) autorizada(s) o ArtMDFe está pronto para ser usado para a criação de novos MDFes para o transporte de cargas, já que ele a(s) reúne em um único documento eletrônico:




Figura 1 - Funcionamento Simplificado ArtNFe com ArtMDFe



O sistema é composto por cinco módulos: ArtNFeMonitor, ArtNFeDanfe, ArtNFeApp, ArtNFeAux e ArtMDFe. Acompanhe mais sobre cada um deles nas próximas sessões.


ArtMDFe 


O ArtNFeApp é o componente mais importante da aplicação. É responsável por todo o processamento dos dados recebidos do ERP, troca de informações com a SEFAZ e armazenamento de dados. Por acumular tantas funções é imprescindível que o ArtNFeApp esteja sempre em execução no Servidor, caso contrário novas NF-e's geradas não serão emitidas, por exemplo. Acompanhe uma breve descrição de todas as funções desempenhadas pelo ArtNFeApp:


  • Conversão do TXT de envio de NF-e gerado pelo ERP para XML no padrão estabelecido pela SEFAZ;
  • Assinatura digital do XML convertido usando o Certificado Digital contratado pela empresa;
  • Emissão do XML convertido para o WebService de recepção da SEFAZ de origem;
  • Recepção do XML de retorno de processamento emitido pela SEFAZ para as NF-e's enviadas;
  • Armazenamento do retorno de processamento em banco de dados, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
  • Conversão do XML de retorno de processamento para TXT para integração com o ERP;
  • Envio do e-mail com o XML assinado anexo para o destinatário da NF-e, como exige a lei federal de responsabilidade fiscal;
  • Processamento das consultas por NF-e's Destinadas solicitadas pelo ArtNFeAux.


Figura 2 - Tela de execução do ArtNFeApp